sexta-feira, 12 de setembro de 2008

COPA UNIÃO DE FUTEBOL DE BASE 2008 - TABELA DE JOGOS

SABADO 13 DE SETEMBRO
CAMPO DO CAIC 07:30 P. MIRIM LOMANTENSE X AMÉRICA 08:30 P. MIRIM AABB/REVELLA X BRASIL 09:30 MIRIM LOMANTENSE X RENASCER 10:30 MIRIM AMÉRICA X ARSENAL 12:00 JUVENIL VENTUS X M. DA VILA 13:30 JUNIORES REVELAÇÃO X ARSENAL DOMINGO DIA 14 DE SETEMBRO
CAMPO DO CAIC
08:00 JUVENIL AMÉRICA X PETROBRÁS 11:30 INFANTIL ITABUNA X LOMANTENSE 13:00 JUNIORES JUVENTUS X ITABUNA

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ESCOLINHAS:A NOVA REALIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO

Com a redução do espaço para o futebol nas ruas e nos campos de várzea, iniciação se dá cada vez mais em filiais de clubes Autor: Guilherme Costa * Mais do que a preparação física ou técnica, a grande mudança no futebol desde seu surgimento para a realidade atual foi o cenário. Os campos de várzea e a prática do esporte nas ruas, comuns no início do século XX, foram reduzidos drasticamente pelo processo e o crescimento das grandes cidades. No lugar deles, o primeiro contato dos garotos com o esporte passou a acontecer nas escolinhas. Mas será que o modelo pedagógico desses centros é o ideal para a formação dos atletas? Existe uma intensa discussão sobre o modelo adotado nas escolinhas de futebol. A maioria é comandada por ex-jogadores, que aplicam com os garotos uma metodologia parecida com a que fazia parte de seu dia-a-dia como atleta. Com base no conhecimento empírico, eles usam com as crianças uma abordagem parecida com a que existe em times adultos e criam estruturas miniaturizadas do trabalho realizado com profissionais. "As escolinhas de futebol têm um papel fundamental para o desenvolvimento dos atletas. Mas eu sou contra algumas metodologias de ensino. Crianças que apenas cumprem ordens têm a liberdade tolhida e uma enorme dificuldade de raciocínio", explica o sociólogo e professor de educação física Sérgio Jorge Burihan. Com estruturas que limitam o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio dos atletas, as escolinhas deixam de lado o perfil lúdico que sempre marcou a formação dos jogadores brasileiros. A maioria dos atletas renomados do país começou a ter contato com o esporte nas ruas e a liberdade que esse ambiente proporciona é uma das explicações para o estilo do país. "Quando eu era garoto, gostávamos de jogar futebol na praia, mas tinha o problema de a maré encher. Então nós estipulávamos horários para as peladas e maneiras de contornar os problemas da maré. Não foi preciso que nenhum técnico nos passasse isso. Nós tivemos de pensar na solução e isso contribuiu para desenvolvermos bagagem corporal e intelectual", conta Burihan. Um modelo de escolinha que tem conseguido mais espaço nos últimos anos é o que se liga diretamente aos clubes. Assim, esses centros trabalham de acordo com metodologias desenvolvidas pelas equipes, com sua marca e seus uniformes, e enviam os principais destaques para treinar no time associado. O problema é que essa mecânica tende a fortalecer ainda mais a estrutura imprópria para o desenvolvimento do primeiro contato com o esporte. Antes mesmo de serem conduzidos a um clube, os garotos já treinam com perspectiva de desenvolvimento de suas habilidades para um lucro futuro da escolinha - as instituições recebem porcentagens em caso de sucesso dos jogadores que formam. "Em algumas escolinhas de futebol, os treinadores têm um roteiro de treinos e não deixam que nada fuja daquilo. Isso prejudica sensivelmente a questão da liberdade de pensamento. Os garotos não pensam em alternativas para problemas, mas apenas nas soluções que são apresentadas pelos treinadores", conclui Burihan.* Colaborou Rubem Dario
EM NOSSA ESCOLINHA É DIFERENTE OS GAROTOS TEM LIBERDADES PARA APRESENTAR O SEU TALENTO, NOS APENAS TENTAMOS CORRIGIR OS DEFEITOS E MOSTRAMOS O QUE OS TRENADORES E CLUBES E TORCEDORES EXIGI DOS SEUS ATLETAS , QUE É POTENCIAL FISICO TECNICO E MUITA LUTA COM OBJETIVIDADE EM DIREÇÃO A CONQUISTAS, PORQUE SEM LUTA O JOGADOR NÃO CONSEGUE A DESENVOLVER O SEU FUTEBOL E NEM O SEU ESPAÇO NA VIDA FUTEBOLISTICA, TEM QUE TER VONTADE GAROTADA.